REDE WIRELESS DOMÉSTICA COM ROUTER BELKIN N/G

A cada dia, mais usuários de computadores estão optando por instalar redes wireless em casa. A vantagem mais visível  das redes sem fio é a mobilidade que ela garante, principalmente para usuários de notebook, mas há outros aspectos que tornam as redes sem fio, dosmésticas ou empresariais, um investimento interessante:

Um computador, ligado à internet através de um cabo, pode receber uma descarga elétrica causada por raios ou por uma manutenção mal feita do provedor de internet. O computador wireless só fica ligado à rede elétrica e, muitas vezes, protegido por um estabilizador. A existência de um router WIRELESS permite que todos os computadores conectados se comuniquem, o que é muito útil quando precisamos reunir a turma da escola para fazer trabalhos em casa.Finalmente, quando há mais de um computador, a conexão de internet também pode ser compartilhada, garantindo versatilidade e economia.

A configuração de diversos roteadores wireless é muito semelhante, a principal diferença é a forma como a informação é disposta: Em todos os roteadores você deverá informar o tipo de conexão (PPPoE/ADSL,etc), usuário e senha (quando a conexão exigir), modo WIRELESS e outros.

Com os roteadores da BELKIN, sejam das séries N, G ou outras, não é diferente. Você precisará:

Uma conexão de internet banda larga (speedy,ajato,vírtua,velox,etc);
Um computador conectado à mesma conexão de internet;
Um ROUTER WIRELESS BELKIN;
Seu usuário e senha de acesso à internet, quando existir (normalmente esse tipo de informação é necessário para conexões tipo PPPoE: Speedy/Velox – Banda larga de empresas de telefonia).

Todo o processo de configuração deverá ser feito a partir desse computador que já estava conectado à internet.
Posicione computador, modem e roteador de maneira que tenha fácil acesso  à parte de  trás e da frente de todos eles.

A montagem original de seu  computador e modem é exibida abaixo:

Montagem original

Montagem original

Desligue o computador, desligue o MODEM (a maioria precisa ser desconectado da tomada) e garanta que o ROUTER BELKIN esteja desligado (da tomada).

Desconecte o MODEM do COMPUTADOR, liberando a ponta do cabo que está ligada ao computador;
Conecte a ponta do cabo, que você acabou de liberar, à porta  (MODEM) do ROTEADOR BELKIN;
Conecte o cabo que veio com o ROUTER em uma das quatro outras portas (WIRED COMPUTERS), não importa o número da porta, e conecte a outra ponta deste cabo ao computador, no mesmo local de onde você desconectou ou MODEM;

Esquema com MODEM, ROUTER e COMPUTADOR

Esquema com MODEM, ROUTER e COMPUTADOR

Ligue o modem, depois ou router e, por último, o computador. Não é necessário aguardar a inicialização de cada um deles, apenas faça-o nesta sequencia;

Quando seu computador terminar de iniciar, abra seu navegador de internet (internet explorer, firefox, safari, etc),  digite o endereço IP padrão do ROUTER (http://192.168.2.1/ ) e tecle ENTER:

IE8 - Endereço padrão Belkin

IE8 - Endereço padrão Belkin

Será apresentada uma tela de LOGIN (permissão de acesso), como a figura abaixo:

Belkin - Login padrãoPor padrão, o router Belkin vem configurado de fábrica SEM SENHA, mais conhecido como senha em branco, portanto, clique no botão SUBMIT;

Em seguida, será exibida uma tela com as informações gerais do ROUTER, chamada de STATUS, com um MENU DE OPÇÕES na lateral esquerda, com opções como LAN SETTINGS, INTERNET WAN, WIRELESS, FIREWALL e UTILITIES.

Clique no item CONNECTION TYPE do menu lateral INTERNET/WAN;
Os tipo de conexão mais usadas no Brasil (e no mundo) são DYNAMIC e PPPoE, esta última uma variante da primeira. O tipo DYNAMIC é usado, normalmente, por provedores de banda larga de TV A CABO (vírtua, ajato, etc). O tipo PPPoE é usado por provedores de banda larga ADSL (empresas de telefonia) e requer usuário e senha, além de um “software discador”, quando o computador está ligado diretamente ao modem. Selecione o tipo de conexão conforme o seu caso e clique em NEXT:

Em seguida:

1.Se escolheu o tipo DYNAMIC IP, apenas clique no botão APPLY CHANGES;
Clique no item MAC ADDRESS do menu lateral INTERNET/WAN. Depois, clique no botão CLONE e, na sequencia, em APPLY CHANGES;
Observação: O MAC Clone pode não ser necessário em alguns casos, entretanto ele não atrapalha o funcionamento do ROUTER, por isso, sempre faça o MAC Clone em conexões do tipo DYNAMIC IP.

2.Se escolheu PPPoE, informe o usuário e a senha de acesso fornecidos pelo seu provedor. A senha deve ser repetida no campo RETYPE your password;
Não altere o campo MTU;
Remova a marca da caixa MAXIMUM IDLE TIME (ou DISCONNECT AFTER X minutes): Esta função faz com que sua conexão seja desconectada após a quantidade de minutos, informada na caixa seguinte, ser alcançada pelo router sem que nenhum acesso À internet tenha sido feito. Apenas ative-a se você paga pelo tempo que fica conectado. Desconheço esse tipo de cobrança no Brasil;
Clique em APPLY CHANGES.

Neste momento, passados alguns segundos da última vez que você clicou em APPLY CHANGES, abra outra página de seu navegador e nevegue pela internet;

Se você usa PPPoE, provavelmente PRECISAVA acionar um DISCADOR antes da navegação.
Não o faça agora! O discador serve para informar o usuário e a senha, e isso já foi feito no ROUTER.

Se a navegação não funcionar, reveja os passos acima, algo deve ter sido feito errado.

Agora, vamos configurar as caarcterísticas sem fio do seu router:

Voltando à página de configuração do ROUTER, clique no item CHANNEL AND SSID;
O SSID é um nome qualquer que você pode (deve) atribuir à sua rede wireless, para que possa identificá-la entre outras que possam estar disponíveis. Informe um nome para a sua rede, como REDEJOAO, RedeCasa, etc.
No campo ESSID broadcast, você define se o nome da sua rede será “divulgado” ou não. Se escolher ENABLE, o nome da sua rede será exibido em qualquer computador que usar a opção PROCURAR REDES. Isso não significa que computadores não autorizados poderão acessar sua rede (pois ainda vamos configurar a segurança), mas apenas que saberão  que sua rede existe. Se escolher DISABLE, nenhum computador conseguirá listar a sua rede sem fio, nem o seu computador. Você deverá informá-la manualmente para se conectar.
Não altere os demais campos, clique em APPLY SETTINGS;

Configurando a segurança de acesso:

A parte mais importante da configuraçãod e um dispositivo wireless é a segurança. É aqui que você determina se o acesso será público, ou seja, qualquer um pode se conectar à sua rede, ou se haverá uma CHAVE CRIPTOGRÁFICA, que garantirá que apenas pessoas autorizadas acessem a rede.
Para isso, clique no item SECURITY, do menu WIRELESS;
Selecione  “WPA/WPA2” no item Allowed Client Type;
Em AUTHENTI CATION, selecione PRÉ-SHARED KEY;

No campo PRÉ-SHARED KEY, informe uma frase de 8 até 63 caracteres, podendo conter letas, números e simbolos, por exemplo:

minhafrasederede
MinhaFraseDeRede
ReDeWiReLEsS1521DaSilva

A chave (senha) deverá ser usada pelos computadores que quiserem se conectar à sua rede wireless, exatamente como você a digitou. No exemplo acima, a primeira e a segunda chaves são diferentes apenas porque uma usa apenas letras minúsculas, e a outra usa maiúsculas e minúsculas. O terceiro exemplo mostra uma chave mais complexa.
Na teoria, você pode usar espaços em branco, como Minha Frase De Rede, mas eu já tive problemas com isso, por isso não costumo usá-los.
Alguns modelos de roteadores BELKIN possuem uma opção de escolha do tipo de ENCRIPTAÇÃO (Encryption Technique). Se for o seu caso, escolha TPIK/AES;

Nota: computadores mais antigos podem não ser compatíveis com a tecnologia WPA. Se, após tudo isso, você não conseguir acessar a rede sem fio, mude a configuração de segurança para WEP, da seguinte forma:
Clique no item SECURITY do menu WIRELESS e selecione WEP;
Escolha o tipo 64 ou 128 bit, no primeiro, a senha terá dez dígitos, no segundo, 26 dígitos;
Em seguida, preencha os campos referentes ao tipo que você escolheu;
ATENÇÃO: A chave WEP é composta por conjuntos de caracteres HEXADECIMAIS. Para simplificar, você pode usar números de ZERO até NOVE e letras de A até F. Por exemplo, para 64 bit, você pode usar algo parecido com A0-12-EF-2B-B1;

Finalmente, o último ponto fundamental para ajustar a segurança, é configurar a senha de LOGIN, aquela que você deixou em branco para acessar a página de configuração do ROUTER. Essa é a famosa senha do administrador. Ela não tem relação com a senha WIRELESS, serve apenas para liberar acesso à página de configuração.

Para isso, clique no item SYSTEM SETTINGS, no meu lateral UTILITIES;
Em TYPE IN CURRENT PASSWORD, deixe em branco  (essa é a senha atual) ;
Em TYPE IN NEW PASSWORD, informe a nova senha;
Em CONFIRM NEW PASSWORD, digite novamente a senha escolhida;

Executados os passos acima, e conferida a conexão de internet no computador a partir do qual você está fazendo essas configurações, os computadores WIRELESS poderão ser conectados. Para isso, excute o assistente de conexão de rede wireless  nesses computadores, selecione a sua SSID e informe a chave de rede.

Para finalizar, configurações de roteadores wireless, embora fáceis,  podem apresentar desafios para usuários não experientes, portanto, se você não conseguir completar sua configuração, não desista, volte a nos procurar.

Dúvidas, críticas, sugestões ? Deixe seu comentário.

  1. Edilson
    January 6th, 2010 at 13:42 | #1

    obrigadão mesmo muito bem esplicado, encontrei rialmente o procurado
    mais uma ves obrigado

  2. Renata
    December 31st, 2009 at 02:24 | #2

    Obrigada mesmo! ja estava há um tempo tentando configurar mas não sabia como!
    muito bom tutorial, vlw!

  3. Marcia
    November 9th, 2009 at 07:41 | #3

    Muiiiiito obrigada pelo tutorial.. consegui arrumar aqui o que eu precisava

  4. Mac2009
    July 10th, 2009 at 20:39 | #4

    Prezados

    Ajuda!!!
    Tenho um Wireless G Plus MIMO da Belkin, minha conexão trava quanto estou fazendo dowloard após alguns minutos de funcionamento, o que pode estar acontecendo? O telefone sem fio pode estar interferindo?, Quando eu ligo o cabo da net diretamente no modem tudo volta ao normal.
    Já instalei 2X o router mas não resolve. Tenho conexão da Net Banda Larga modem Motorola.

    Sds

  5. June 18th, 2009 at 05:10 | #5

    Olá! Eu já consegui fazer a instalação do roteador Belkin no meu notebook. Daí acessei o http://192.168.2.1 e apertei em “submit”. Em seguida, criei uma senha e coloquei o GMT do Brasil. Após apertar “apply changes”, fui em WIRELESS/Security e coloquei a senha que acabara de criar. Daí ele só da Login Error. Como eu procedo? Tem como criar outra senha? O que pode ter acontecido? Agradeço infinitamente pela resposta!

  6. luis
    June 12th, 2009 at 11:23 | #6

    aparece a seguinte mensagem – o windows não encontrrou um certificado para fazer logon na rede

  7. ANA LUCIA
    June 5th, 2009 at 10:03 | #7

    Olá!
    Não consigo terminar a instalação deste roteador. Faço todo o cabeamento e quando chega na verificação ele não sai de 50%. Se deixar é capaz de ficar o dia inteiro. O que pode estar acontecendo? Obrigada!

  8. Mscir
    April 27th, 2009 at 17:17 | #8

    Olá, viajo muito pelo Brasil e gostaria de adquirir o tel Bilkin sem fio para utilizar o skype pois hoje o meu custo com celular é altíssimo. Qual outro aparelho devo comprar e ao chegar em uma outra cidade como proceder? Posso utilizar o meu pequeno modem da vivo?
    Abs e obrigada!!

  9. gugo
    April 26th, 2009 at 17:28 | #9

    obrigado pela ajuda,foi de extrema utilidade.um abraço!

  10. Ricardo Augusto
    April 25th, 2009 at 10:12 | #10

    Olá Andrei, obrigado por consultar o blog.
    No menu de configuração WIRELESS, deve haver uma opção para desativar.
    Vou consultar e te informo.

  11. Andrei
    April 25th, 2009 at 00:45 | #11

    É possivel desabilitar a rede sem fio(wireless) do roteador Belkin G ?

  12. Andrei
    April 25th, 2009 at 00:44 | #12

    É possivel desabilitar a rede sem fio(wireless) do roteador Belkin G.

  13. depaul
    April 21st, 2009 at 09:40 | #13

    Ok, agora como é que se faz para adicionar dois notebooks e compartilhar uma impressora ligada ao pc?

  1. No trackbacks yet.