COBRANÇA NÃO AUTORIZADA: Emissão de boleto sem autorização do sacado.

November 25th, 2008 Ricardo Leave a comment Go to comments

Essa dica é para aqueles menos atentos, mas honestos, que gostam de manter suas contas pagas em dia.

Além da hospedagem desse blog, que é feita em um provedor fora do Brasil, administro a hospedagem e registro de domínio de 4 empresas do grupo onde trabalho, todas elas em um único provedor nacional, de qualidade e seriedade indiscutíveis, a LOCAWEB.  Há alguns dias, comecei a receber,  indevidamente,  boletos bancários referentes à hospedagem dos sites dessas empresa. 

Antes de mais nada, alerto: Você não precisa pagar esse boleto.

O cabeçalho do espaço para mensagens do boleto diz:

Mala Direta Postal
Pagamento único e anual referente a hospedagem do seu SITE na INTERNET
Domínio: www.nonononono.com.br  
Hospedagem referente ao período: NOVEMBRO/2008 a OUTUBRO/2008      R$ 134,00 

E depois vem um institucional, falando das qualidades do provedor, serviços disponíveis, etc.

O cedente, ou seja, aquele que emitiu o boleto, é uma empresa chamada LINTEL – INTERNET E TELECOMUNICAÇÕES LTDA, com a qual eu JAMAIS ENTREI EM CONTATO, JAMAIS SOLICITEI UM ORÇAMENTO, JAMAIS QUIS SABER SE EXISTIA, na verdade só tive a insatisfação de conhecer através dessa emissão indevida de boleto bancário.

Isso me fez lembrar que, há um ou dois anos, uma empresa usava de estratégia semelhante, enviando boletos bancários com lay-out muito parecido com os boletos enviados pelo gestor de domínios no Brasil, o registro.br. Levando o sacado a se confundir e “comprar” um serviço que não havia solicitado. 

Talvez, a LINTEL venha se defender, dizendo que no boleto há uma instrução PAGAMENTO OPTATIVO E FACULTATIVO, o que desobriga o pagamento, entretanto, acredito que o caso da emissão do boleto caracteriza a mesma situação de quando uma operadora de cartão de crédito emite um cartão sem que tenha sido solicitado.

Enfim, não vou me aprofundar nas questões jurídicas da situação por pura falta de conhecimento da legislação que regula a emissão de boletos bancários (se é que existe), mas convido os leitores que tenham especialização na área a deixar seu comentário, assim como àqueles que receberam o boleto ou queiram se manifestar, inclusive à própria LINTEL.

Dúvidas, críticas, sugestões ? Deixe seu comentário.

 

 

  1. Renata
    April 10th, 2013 at 14:04 | #1

    Senhores,

    Por sorte entrei no google para ter mais acesso a esta empresa e pude ver o golpe armado pelo reclame aqui. Me fizeram assinar um contrato fajuto por pressão, falando que este serviço já era cobrado na lista telefônica, só precisava atualizar o contrato . Quando hoje pela manha uma pessoa me ligou falando que estava em atraso um boleto de 396,00, fui verificar o contrato e vi que este valor era mensal ou seja 12 X 396,00 e não 12 X 33,00 como havia me falado . Não havia nenhum boleto pendente no sistema, era tudo golpe.
    Vou fazer um boletim de ocorrência.

  2. March 21st, 2013 at 16:57 | #2

    TORTURA PSICOLOGICA, ENGANAÇÃO E GOLPE

    No dia 05/03/2013, Um atendente por nome de Marcelo da empresa Lintel net Lista Telefônica ligou na empresa oferecendo a atualização do nome da empresa e seu telefone de forma gratuita, no início achei estranho pois a nossa linha telefônica já existe a mais de 10 anos. Mas o mesmo me conveceu que seria apenas atualização e me afirmou ainda que todas empresas já paga na fatura do seu telefone esse serviço e que então eu não tinha porque me preocupar e falou também que se por ventura alguém viesse futuramente, cobrar alguma coisa, que não era pra pagar de forma alguma. então passei os dados da empresa, e logo após enviou um contrato e pediu que assinasse, imediatamente que não precisaria ler o contrato, por que não tinha nada de ilícito e tinha pressa porque tinha que enviar pra gráfica, para que a remessa de listas chegasse o quanto antes, e guardar uma cópia para receber a entregas da listas telefônicas. Na qual seriam feitas pelos correios para não haver extravio e eu teria que entregar esse documento a ele para que pode-se confirmar o numero de contrato que aparece no canto esquerdo.. A todo momento o atendente me falava que não haveria custo e que podia ficar tranquila e não me deu tempo de ler, assinei e mandei de volta por fax, Depois li o contrato e vi as clausulas que se quisesse cancelar o contrato ligar em até 07 dias desconfiada, entrei em contato por email com a atendente, onde me ligou novamente pedindo que ficasse sossegada pois o valor no contrato apenas era para exigência da lintel e não teria que pagar.
    No dia 19/03/2013 às 14Hs, uma moça por nome de Augusta me ligou dizendo que eu tinha um andamento de protesto no cartório de São Paulo e que ela não podia fazer nada pela minha empresa e que se eu quisesse eu tinha até as 16hs para pagar todo o Contrato na valor de R$ 4.776,00 + taxas.
    entrei em Pânico naquele momento e pedi pra ela que por favor me desse o nome da tal advogada que estava fazendo isso comigo e ela me passou o Como Dra. Débora Mendes fone 011-3248-6789- liguei e falei com essa suposta advogada. Quão surpresa fiquei mais ainda, Me tratou muito mal me chamou de idiota, burra e como que alguém recebe um contrato não le e ainda quer que cancele. Você tem duas horas pra pagar não tem acordo. expliquei que moro em Foz do iguaçu-pr e que nem de jatinho particular chegaria a tempo, e tb que minha empresa estaria com dificuldade financeira e não conseguiria o dinheiro pra aquele dia e ela me respondeu problemas de vocês vai para protesto e depois vcs retiram aqui no cartório de São Paulo.
    Naquele dia fiquei muito triste, nervosa, chateada e me sentindo uma verdadeira idiota. Não conseguia pensar em nada. Minha pressão subiu muito muita dor de cabeça. faltou pouco para me dar um infarto e eu não queria contar pra ninguém com medo de todos me chamar de burra por ter assinado um contrato sem ler. No dia seguinte, comecei pesquisar em vários site de denuncia e comecei a ler relato e mais relato de fraude desta empresa ai foi me tranquilizando um pouco mais.

    Mas hoje dia 21/03/2013 me ligou novamente uma pessoa por nome de Valeria Leide do cartório de são Paulo. Fazendo a mesma cobrança e que de hoje não passa a entrada em cartório.
    estou reclamando pois me sinto enganada de forma abusiva, pois realmente acreditei na atendente que agora eles alegam não estar no momento e passa para a superiora dele e que todos são treinados pra não deixar o cliente sem explicações de cada passo. e quando agente fala pra eles que isso é um golpe e fraude contra as empresas. Eles me responderam se falar mais alguma coisa a senhora pode ir até para cadeia por insultos. A empresa vai sim para protesto sem nenhum acordo.

    Por favor divulgue isso para que outras pessoas não passem pelo que estou passando

    Maria Lucia da Silva Rezende

    Foz do Iguaçu 21 de março de 2013

  3. January 5th, 2012 at 04:29 | #3

    Each flexpen size meeting increase pantoprazole 10 peaceful raise bactroban ointment used for raise laugh hospira gelded elegantly buy malarone farther clean berna dean he’s mine brushed driven bacteriostatic saline v s lidocaine

  4. Mel
    January 19th, 2011 at 16:01 | #4

    Pelo que eu entendi cada estado gera o boleto com um banco diferente é isso ?

  5. Gustavo
    December 24th, 2010 at 17:19 | #5

    Meu pai tem uma pequena pizzaria de bairro, recebeu esse mesmo boleto da Lintel (www.hostempresas.com.br), e inocentemente o pagou. Agora essa empresa de Sergipe desconversa quando conversamos sobre restituição de um serviço que não foi soilicitado e sequer é necessário ou usado pelo meu pai.

    Vou tomar as dores do meu pai e levarei isso até a justiça. Tudo bem que os dados da empresa ficam disponíveis para consulta no registro.br mas isso não dá direito a outras empresas de gerar boletos sem comunicado.

    Outros pequenos comércios da região também receberam o boleto e pagaram. Estou orientando a todos a entrar com uma ação conjunta!

  6. Matheus
    December 16th, 2010 at 16:14 | #6

    Recebemos esse boleto no nosso dpto de finanças e foi pago. :( Vamos entrar no tribunal de pequenas causas. Isso nao pode continuar.

  7. natani
    December 8th, 2010 at 13:31 | #7

    boa tarde!!

    acabei de receber o bendito boleto…
    Acreditei ser boleto válido devido a terem meu site correto, meus dados a té CNPJ..
    entrei em contato com o pessoal da registro.com com quem temos dominio, e me passaram que minhas faturas estariam todas pagas e nao madaram boleto.
    Ai já vim pesquisar por esse nome, e achei seu blog.
    É sacanagem mesmo né..
    Comentei aqui, pra quem for fazer a mesma coisa que eu, ver que é boleto falso mesmo e para agradecer, por ter comentado isso no blog.
    Obrigada!

  8. March 23rd, 2010 at 16:57 | #8

    E aí?

    como ficou o caso? existe notícia se houve ou não alguma ação na tentativa de pegar os picaretas?

  9. Thiago
    July 8th, 2009 at 12:12 | #9

    Quase paguei hoje. Alguma coisa estava me dizendo que era 71. Logo encontrei essa informação na sua pag. Obrigado!

  10. Rozelaine
    June 1st, 2009 at 17:10 | #10

    Ola!!!
    A empresa onde trabalho tb recebeu esse boleto. Felizmente não pagamos, pois recebemos com a data vencida. Ao procurar uma forma de conseguir uma 2ª via, verificamos que o site não exitia. Continuando a busca sobre a LINTEL achamos este blog. Obrigada pela informação!!!!!

  11. Irineu Lodi
    May 20th, 2009 at 23:57 | #11

    Bom pessoal, pesquisei e levantei!

    Tá ai os dados corretos:

    O DOMÍNIO DELES está registrado no nome de:

    PAULO CESAR DOS SANTOS (ou é nome correto do picareta ou é o laranja que escolheram pra dar o golpe)

    Levantei o CNPJ pelo registro do domínio e logo após no cadastro de pessoas jurídicas da Receita Federal.

    Consta como empresa ATIVA
    CNPJ.: 08.612.686/0001-83
    Endereço: Rua Laranjeiras, 665 – Centro – Aracajú – SE
    CEP.: 49.010-000

    Vão para o JUIZADO DE CAUSAS ESPECIAIS com cópia do CIC, RG, Comprovante de pagamento da Fraude, se forem pessoa jurídica a cópia do contrato social autenticada em cartório e mandem ver!

    BOA SORTE e FIQUEM ATENTOS SEMPRE AO RECEBEREM BOLETOS VIA CORREIOS E TAMBÉM POR E-MAIL, PORQUE TÁ CHEIO DE VAGABUNDO QUERENDO GANHAR A VIDA FÁCIL NESSE MUNDO.

    CADEIA NELES!

  12. Patrícia
    May 20th, 2009 at 09:09 | #12

    Aqui também chegou boleto ! Fraude ! Vejam até onde vai a criatividade de bandido quando quer roubar!

  13. May 19th, 2009 at 22:48 | #13

    Senhores, também recebi o mesmo boleto para pagamento sendo o banco responsáel pelo crédito o BANESE, quem nem de longe sem de onde é. Mas o que chama atenção são as informações de cadastro da empresa que estão de posse desses indivíduos. Com certeza vou remeter a empresa que hospeda meu site para saber de onde foram enviados as informações.
    Quanto ao site dessa empresa, bom por varias vezes tentei e nada.
    Vamos aguardas

  14. Cesar
    May 15th, 2009 at 11:58 | #14

    Que sorte estar viajando e quando recebi pensando que era referente ao dominio, fiquei preoculpado e corri na Net para tentar tirar uma segunda via, ví essa pagina e daí lí com mais calma e pude entender o GOLPE, para quem é honesto e se preoculpa em pagar em dia suas contas pode cair facilmente, é igual ao monte de boletos de Associações, Federações, etc que existem nesse país que tentam tirar o seu suado dinheiro atraves de boletos….como conseguem nosso dados!!???

Comment pages
1 2 3 513
  1. No trackbacks yet.