CONFIGURANDO BANDA LARGA PPPoE NO TP LINK WR642G E SIMILARES

September 29th, 2008 Ricardo

Esse post visa simplificar ainda mais a vida daqueles usuários que não querem saber de muitos detalhes técnicos, querem apenas configurar uma pequena rede wireless segura e compartilhar a internet banda larga.

Também é voltado exclusivamente para conexões do tipo PPPoE que, trocando em miúdos, é o tipo de conexão usada sobre a tecnologia ADSL pela maioria das empresas de telefone fixo, e exige uma senha (e usuário) para permitir a navegação na internet.

Quando você recebe o KIT de instalação de banda larga, normalmente recebe um CD que, executados alguns passos, instala um “discador” para a internet. No caso do SPEEDY, da TELEFONICA, ele é parecido com a imagem abaixo:

Você não usará mais esse discador, sempre que ele aparecer, clique no botão CANCELAR.

Embora seja baseado nos menus e configurações do roteador wireless TP LINK WR642G, o conceito é o mesmo para uma grande variedade de dispositivos similares, como o  DLINK DI 624, os LINKSYS, NETGEAR e outros. A diferença estará apenas na localização dos menus.

A tecnologia e forma de configuração das seções LAN e WAN também se aplicam a ROTEADORES COMUNS (não wireless), como o D LINK Di 604.

Para construir esse passo-a-passo, considero que o seu computador esteja ligado diretamente ao MODEM ADSL, e que o TP LINK WR642G esteja com as configurações de fábrica, ou seja, nunca tenha sido configurado.

Caso o seu computador esteja conectado à internet por qualquel outro meio, você precisa voltar tudo da maneira original.

Caso o TP LINK WR642G não seja novo, ou já tenha sido configurado, execute o RESET:
Ligue o alimentador a uma tomada, mas não conecte-o ao Roteador.
Com um CLIPE de papel aberto, um palito de dente, algo assim, pressione o botão RESET, que se encontra na parte traseira do ROUTER, segure-o apertado e conecte o alimentador ao ROUTER, mantendo o reset apertado por cerca de 4 segundos, até que o SYS LED acenda sem piscar.
Solte então o botão e aguarde 20 segundos.

Sua conexão padrão com a internet se dá como a ilustrada pela figura abaixo:

Você precisa colocar o ROTEADOR TP LINK WR642G no “meio do caminho”, para isso, DESLIGUE TODOS OS EQUIPAMENTOS DA ENERGIA ELÉTRICA, desconecte a ponta o cabo cross over que está ligada no computador e ligue-a à porta WAN do ROTEADOR. Ligue o cabo de rede que veio no pacote do ROTEADOR à porta de rede do computador, com a outra ponta em qualquer porta LAN do ROTEADOR, conforme imagem abaixo:

Agora, ligue o MODEM, o ROUTER e o COMPUTADOR, nessa ordem e com cinco segundos de intervalo entre cada um.

No computador, abra seu navegador de internet (INTERNET EXPLORER, FIREFOX, GOOGLE CHROME, SAFARI, ETC), digite o endereço da página de configuração do TP WR642G http://192.168.1.1/ e tecle ENTER  (esse endereço é diferente no caso do DLINK e outros).

Será exibida uma tela solicitando usuário e senha para acesso. O formato dessa tela varia, dependendo do navegador web que você estiver usando, mas os campos usuário e senha sempre estarão lá! Informe usuário admin e senha admin, ambos em minúsculas. Clique em OK (ou fazer login). Se a janela a seguir não for exibida, ou o ROUTER está desligado, ou o cabo de rede entre o computador e o router está desconectado ou com defeito, ou seu computador não está configurado para obter o endereço de IP automaticamente. Verifique.

Após informar usuário e senha, será exibida uma página de configurações do ROUTER. Localize o menu de opções, do lado esquerdo da janela, e clique em QUICK SETUP.

A primeira janela apenas exibe uma mensagem, alertando-o que está prestes a alterar as configurações. Clique em NEXT.

A janela seguinte pede que você selecione o tipo de conexão. Conforme o tópico deste post, clique em PPPoE. Clique em NEXT.

A janela seguinte pede para que você digite seu usuário e senha da conexão à internet, preencha os campos e clique em NEXT. Essa janela finaliza a configuração da seção WAN.

A seguir, o QUICK SETUP começa a configuração da seção WIRELESS. Caso você NÃO QUEIRA ATIVAR O ACCESS POINT, ou seja, todas as conexões devem ser feitas por cabo, selecione DISABLE em WIRELESS RADIO. Caso queira usar conexões wireless (afinal, você comprou o dispositivo para isso) selecione ENABLE no campo WIRELESS RADIO.

Preencha o campo SSID com um nome que servirá para você identificar o seu sinal de rádio dentre os diversos que podem existir em sua região.

Ajuste o campo REGION com o conteúdo BRAZIL. Se o seu ROTEADOR não possuir o campo REGION, é porque ele foi feito para uso exclusivo nos Estados Unidos. Não se preocupe, continue no campo a seguir.

Mantenha o campo CHANNEL conforme o padrão.

No campo MODE, selecione 108Mpbs DYNAMIC. Apenas selecione 108mbps STATIC se você tiver certeza que os computadores que se conectarão ao ROUTER possuem a mesma característica. Na dúvida, deixe 108 DYNAMIC. Clique em NEXT.

Aguarde cerca de 10 segundos para que o ROTEADOR grave as informações e clique no item WIRELESS >> Wireless Settings (seção BASIC SETTINGS).

Você verá uma página com os itens que você já configurou, como SSID, MODE, REGION, etc.

Habilite a função ENABLE WIRELESS SECURITY,  e ajuste SECURITY TYPE como WPA-PSK/WPA2-PSK.

Mantenha SECURITY OPTION e ENCRYPTION como AUTOMATIC.

No campo PSK PASSPHRASE, digite um texto, de 8 até 63 caracteres, que será a senha de acesso wireless, por exemplo: Meu cachorro se chama REX

Quem quiser se conectar à sua rede, deverá conhecer essa frase.

Mantenha GROUP KEY UPDATE PERIOD em 30 e clique no botão SAVE. Nesse instante, o acesso à rede wireless estará protegido.

Agora, no menu da lateral esquerda, clique na opção STATUS.

Na seção WAN, a informação mais importante é o estado da conexão: CONNECTED (connectado) ou DISCONNECTED (desconectado). Se estiver como CONNECTED, os campos IP ADDRESS, DEFAULT GATEWAY e DNS SERVER deverão estar preenchidos com números que, normalmente, começam com 200, 201 ou 189 (pode começar com outros, mas esses três são os mais comuns.
Se estiver desconectado, esses campos serão preenchidos com 0.0.0.0, nesse caso, clique no item  NETWORK > WAN (no menu lateral), ajuste o campo WAN CONNECTION MODE para CONNECT AUTOMATICALLY, clique no botão CONNECT e, em seguida, no botão SAVE.

Retorne ao menu STATUS e confira a conexão.

Uma vez conseguida a conexão na seção WAN, seu computador deverá navegar pela internet. Teste a navegação acessando alguns sites. Lembre-se que você não pode acionar aquele DISCADOR. Se ele “aparecer” em algum momento, clique no botão cancelar (Só para você entender, o discador serve para informar o usuário e senha, esse processo é substituido pelo usuário e senha que você cadastrou na seção WAN do roteador).

Por último, é EXTREMAMENTE ACONSELHÁVEL que você altere o usuário e senha de acesso ao router (não o que você usa para acessar a internet, mas aquele usuário admin, com senha admin, do começo do post. Clique no ítem  PASSWORD (da seção SYSTEM TOOLS do menu lateral esquerdo).

Informe a senha “antiga”, admin, no campo OLD PASSWORD.

Digite um novo nome de usuário no campo NEW USER NAME (por exemplo: CARLOS);
Digite uma nova senha no campo NEW PASSWORD, e digite-a novamente no campo CONFIRM NEW PASSWORD. Clique em SAVE.

Se o computador, no qual você está fazendo esta configuração, possui placa para rede sem fio, você pode desconectar o cabo de rede, abrir o utilitário de conexão a rede sem fio e proceder a conexão WIRELESS.

Os demais dispositivos, como computadores e celulares, equipados com Wi-Fi, também poderão acessar a rede. Lembre-se de selecionar o tipo de segurança WPA-PSK nos dispositivos clientes, e informar a senha (frase) que você criou.

Agora, aguardo que vocês, leitores do blogue, coloquem em prática esse tutorial e me mantenham informado das dificuldades que venham a encontrar, para que eu publique as correções necessárias.

Dúvidas, críticas, sugestões?  Deixe seu comentário.

Comments are closed.